Cooperativismo

O cooperativismo é a união de pessoas com interesses comuns, que buscam vivenciar aspirações e necessidades alimentares, sociais e culturais por meio de uma Cooperativa organizada e de forma democrática. O cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os cooperados, de acordo com a participação nas operações e atividades. Atualmente existem Cooperativas dos mais diversos segmentos: consumo, crédito, agropecuária, saúde, trabalho, transporte, educação, outros.

Origem

A criação da primeira cooperativa aconteceu em 1844 na cidade inglesa de Rochdale, quando 28 tecelões que passaram por dificuldades até para garantirem o próprio sustento, definiram e implementaram um plano de ação que tinha como objetivo assegurar o bem-estar dos familiares do grupo. Discutindo as dificuldades e buscando soluções, eles decidiram pela criação de uma sociedade cooperativa de consumo, baseada no cooperativismo puro. Foi lançada então, a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada.

No brasil

A primeira sociedade brasileira a ter em sua denominação a expressão "Cooperativa" foi, provavelmente, a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, fundada em 27 de outubro de 1889, na então capital da província de Minas, Ouro Preto. Embora criado como cooperativa de consumo, os artigos 41 e 44 de seu estatuto social previam a existência de uma "caixa de auxílios e socorros", com o objetivo de prestar auxílios e socorros às viúvas pobres de associados e sócios que caíssem na "indigência por falta absoluta de meio de trabalho". Muito embora o estatuto dessa sociedade não preveja a capitação de depósitos junto aos associados, essa "caixa de auxílios e socorros" guarda alguma semelhança com as seções de créditos das cooperativas mistas estabelecidas no século seguinte,

Apenas dois anos após a fundação da primeira cooperativa de crédito das Américas, em Quebec, no Canadá, foi consensual, em 28 de dezembro de 1902, a primeira cooperativa de crédito brasileira, em Linha Imperial, município de Nova Petrópolis (RS): A Caixa de Economia e Empréstimos Amstad. Atualmente uma das maiores do Brasil, sob a denominação de Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha - Sicredi Pioneira/RS.

Ao fim de l961, existiam no Brasil 511 cooperativas de crédito, com 547.854 associados, quando o Decreto do Conselho de Ministros n° 1.503 de 12 de novembro de l962, suspendeu as autorizações e os registros de novas cooperativas de crédito ou com seções de crédito . Após essa data, sucumbiu-se a um declínio no número de instituições, que somente seria revertido cerca de vinte anos depois. No entanto, com o advento da Lei n° 4.595, de 31 de dezembro de 1964, as cooperativas de crédito equipararam-se às demais instituições financeiras. Ó arte. 55 desse diploma transferência legal ao Banco Central do Brasil como atribuições cometidas por lei ao Ministério da Agricultura, no que concerne à autorização de funcionamento e fiscalização de cooperativas de crédito de qualquer tipo, bem como da seção de crédito das cooperativas que a tenham.

A Resolução n° 11, de 20 de dezembro de 1965, tornou a autorizar a constituição e o funcionamento de cooperativas de crédito, sob duas modalidades:

a) cooperativas de crédito de produção rural com objetivo de operar em crédito;

b) cooperativas de crédito com quadro social formadas exclusivamente por trabalhadores de determinada empresa ou entidade pública ou privada.

O cooperativismo evoluiu e conquistou um espaço próprio, definido por uma nova forma de pensar o homem, o trabalho e o desenvolvimento social. Por sua forma igualitária e social o cooperativismo é aceito por todos os governantes e reconhecido como fórmula democrática para a solução de problemas socioeconômicos.

Hoje o Brasil é o 14°; país do mundo com maior expressão no Cooperativismo de Crédito.

Simbologia
Simbcoop

Antigamente o PINHEIRO era tido como símbolo da imortalidade e da fecundidade, pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação. Os pinheiros unidos são mais resistentes e ressaltam a força e capacidade de espansão.

O CIRCULO represente a eternidade, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim.

VERDE lembra as árvores princípio vital da natureza e a necessidade de se manter em equilíbrio com o meio ambiente.

AMARELO simboliza o sol, fonte permanente de energia e calor.

Assim nasceu o emblema do Cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros, para indicar a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso marcado na trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais.


cooperativismos Financeiro

É uma instituição de crédito organizada sob forma de sociedade cooperativa, mantida pelos próprios cooperados, que exercem ao mesmo tempo o papel de donos e usuários. Um dos grandes diferenciais de uma Cooperativa e que as expectativas sobras de balanço anual retornam para os cooperados. Outra vantagem é que numa Cooperativa de Crédito, o cooperado conta com um atendimento personalizado, rápido e sem burocracia. Por tudo isso, sente-se completamente à vontade para realizar suas operações.

As cooperativas são associações autônomas de pessoas que se unem, voluntariamente, para vivenciar aspirações e necessidades alimentares, sociais e culturais comuns. Baseiam-se em valores de ajuda mútua, equidade e solidariedade. Por tradição e prática, acredite em conceitos éticos de honestidade, transparência e preocupação pelo seu semelhante.

O cooperativismo traz benefícios socioeconômicos para todos, visto que há cooperativas espalhadas pelas mais diferentes regiões do país, nos mais diversos ramos de atuação.

Numa cooperativa todas as operações realizadas pelo cooperado - desde empréstimos, aplicações, depósitos, até o simples pagamento de faturas - são revertidas em seu benefício. Ele conta com maior rentabilidade nas aplicações financeiras, juros mais baixos nas linhas de crédito e no cheque especial e recebe parte das sombras de balanço anual.


São as linhas orientadas através das quais a CREDESTE leva os seus valores à prática.

Valores: Ajuda Mútua e Responsabilidade; Democracia; Igualdade; Equidade e Solidariedade.

Valores Éticos: Honestidade; Transparência; Responsabilidade Social e Preocupação com o seu semelhante.

EM DESENVOLVIMENTO
expert-icon1
No Brasil

15,6 MILHÕES DE COOPERADOS

55,3% Dos Municípios

799 COOPERATIVAS NO PAIS.

expert-icon2
Processo de Inovação

Através da tecnologia tornamos nosso atendimento cada vez mais rápido e simples.

expert-icon3
a credeste

Está entre as Cooperativas de Crédito Mútuo Singular mais antigas e sólidas do Brasil.